cenario

Cenário da Saúde Mental no Brasil e Ferramentas de Enfrentamento

O Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo mais estressado e o quinto mais depressivo, segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) ¹. No mundo estima-se que quase 1 bilhão de pessoas sofram de algum tipo de transtorno mental. Frente a essa realidade alarmante sobre a saúde mental no mundo, a OMS apresentou o World Mental Health Report, um trabalho de revisão sobre a necessidade de mudança da visão sobre saúde emocional com objetivo de transformar a saúde mental para todos. As condições de saúde mental são muito comuns em todos os países do mundo. A maioria das sociedades e a maioria dos sistemas de saúde e sociais negligenciam a saúde e não fornecem os cuidados e apoio que as pessoas precisam e merecem. O resultado é que milhões de pessoas em todo o mundo sofrem em silêncio, vivenciam violações de direitos humanos ou são afetadas negativamente em suas vidas diárias ². As propostas apresentadas são diretrizes estruturadas para auxiliar os governos, profissionais de saúde entre outros a enfrentarem com responsabilidade e respeito os problemas relacionados a saúde mental. Sendo o Brasil o país mais ansioso e o segundo mais estressado do mundo, fica claro que a sociedade precisa entender o que está acontecendo e como lidar com essa situação de forma mais assertiva.

Dra. Lipp já chamava atenção para o diagnóstico e as ferramentas importantes para o enfrentamento do estresse há mais de 20 anos atrás, como se estivesse prevendo o futuro. Descreve em seu livro que, nos dias de hoje, em que a tensão e o estresse se tornam companheiros constantes da jornada diária, existe a necessidade de aprender técnicas e modos de relaxar o corpo e a mente, a fim de reduzir o estado de excitabilidade que o estresse gera no organismo ³.

Apesar do alerta ter surgido a tantos anos, verifica-se ainda uma dificuldade de aceitação e conscientização da busca por ajuda, talvez por se falar de algo tão abstrato como a psique humana. Marco Aurelio defini a psique – ou alma, ou espírito ou, para alguns, a mente – seria a parte invisível e intocável, mas que sabemos que existe e engloba tudo aquilo que sentimos, pensamos, desejamos, sonhamos etc.4. Esse algo invisível e intocável remete a percepção de algo intangível que está longe do alcance e do tratamento adequado. Transformar essa visão em algo que se possa alcançar e tratar é o desafio do momento atual. Onde o desconforto, a ansiedade, a tensão, o estresse, a preocupação, todas essas formas de medo são causadas pelo excesso de futuro e pouca presença 5. Vive-se o passado ou o futuro, e o hoje não faz mais parte da vida das pessoas. O momento presente, em muitos casos esquecido, pois, verifica-se uma urgência em controlar o que está por vir e com esses pensamentos e controles ativados, a vida fica mais ansiosa. Por isso, atualmente existem tantas técnicas e ferramentas para ensinar as pessoas a estarem no momento presente e tomarem as rédeas da vida novamente. Toller coloca a importância do poder do agora em seu livro, que remete a voltar a mente ao presente com consciência. Ao ficarmos mais conscientes do presente, podemos ter insights sobre o porquê de determinados condicionamentos. O que é essencial é a nossa presença consciente. Ela dissolve o passado. Ela é o agente transformador 5.

Precisa-se aprender a acalmar a mente para que ela possa apresentar todo o seu potencial e se desenvolver de uma forma satisfatória. Atualmente existem tantas ferramentas que permitem chegar a essa calmaria na mente e a busca de uma conexão interior, basta que se possa experimentar e acreditar. Usar as ferramentas da Dra. Lipp de como gerenciar seu estresse, ou uma técnica de mindfulness ou treinar sua mente para que ela possa estar no agora, poderá ser um diferencial para se ter uma qualidade de vida satisfatória. As pessoas precisam aprender que para acalmar sua mente, elas precisam de muito pouco, elas precisam tomar consciência de suas emoções e saber como gerenciá-las. Devendo-se fazer um convite para a reflexão e conexão com suas emoções.

REFERÊNCIAS

  1. Transtornos mentais, Organização Pan-Americana de Saúde – Organização Mundial de Saúde. Washington, EUA, 2019.
  • World mental health report: transforming mental health for all. Geneva: World Health Organization; 2022.
  • Lipp, Novaes Marilda. Relaxamento para todos; Controle o seu stress, 4ª edição – Campinas, SP:  Editora Papirus, 2001.
  • Silva, Dias Aurélio Marco. Quem ama Não Adoece; O papel das emoções na prevenção e cura das doenças, 4ª edição. São Paulo, SP: Editora Best Seller, 1994.

Toller Eckhart. O Poder do Agora; Um guia para a iluminação espiritual, Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2002.

Os comentários estão fechados.